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ADEFIP e Secretaria Municipal de Educação promovem formação para Auxiliares de Educação Inclusiva

Atualizado: 29 de abr.

Durante os dias 2º a 8 de abril, a Associação de Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP), em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma formação destinada aos Auxiliares de Educação Inclusiva (AEIs) da rede municipal de ensino. A iniciativa, ministrada pela psicóloga Marcela Prado, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da instituição, teve como tema central "O Fortalecimento do AEI".

O objetivo principal da formação foi proporcionar um espaço de reflexão e autoconsciência aos participantes, direcionado ao aprimoramento de competências socioemocionais e atitudinais, além de enfatizar a valorização do papel desempenhado pelos Auxiliares de Educação Inclusiva.

Ao todo, 285 auxiliares participaram deste encontro, contribuindo para uma ampla troca de experiências e conhecimentos. A formação fortaleceu o compromisso de todos os envolvidos com a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva e acolhedora.

"Acreditamos que investir na capacitação dos profissionais que atuam diretamente na inclusão escolar é fundamental para garantir um ambiente educacional cada vez mais acessível e enriquecedor para todos os alunos", destacou Marcela Prado, ao finalizar a formação.

Essa parceria entre ADEFIP e a Secretaria Municipal de Educação evidencia o compromisso conjunto em promover uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial ao máximo, independentemente de suas características individuais.


Sobre o PAEC

O Programa de Assessoria Escolar Colaborativa (PAEC), realizado pelo Centro de Inclusão Escolar da ADEFIP, é voltado para crianças, adolescentes e jovens com disfunções neuromotoras devido à deficiência física. Oferece atendimentos pedagógicos individuais e em grupo, terapias combinadas e assessoria escolar, disponível para escolas públicas e privadas, secretarias de educação e áreas afins. Seu principal objetivo é orientar responsáveis e equipes na inclusão desses alunos na rede regular de ensino, além de auxiliar na elaboração de estratégias pedagógicas. Também oferece cursos de formação continuada para profissionais da educação, saúde e assistência social, tanto presenciais quanto à distância.





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